quarta-feira, 27 de julho de 2011

Fraudes em Operações com Commodities de vários tipos

É fundamental dizer que operações com commodities (trading e futuros) acontecem todos os dias entre os operadores e traders profissionais e nas bolsas.

Existe porém toda uma série de operações envolvendo commodities e que não tem sustentação ou simplesmente, mesmo que parecendo plausíveis, não acontecem quando não são uma verdadeira fraude. Estas operações frequentemente envolvem soja ou açúcar, mas também café e outros tipo de commodities (madeira, carnes, couro, minérios, combustíveis e suco de laranja...).

O esquema clássico é você receber uma oferta de venda ou compra por uma quantidade muito grande de alguma commodity. Às vezes a oferta vem por escrito e até acompanhada por referências bancárias (quase sempre falsas).

A partir daí existem numerosas variantes. Nalguns casos a negociação vai até o fim, com assinatura de contractos etc ... e depois não aparece a mercadoria no momento da entrega ou de eventuais vistorias. Noutros casos o suposto comprador exige o pagamento de um "performance bond" (quantia depositada pelo vendedor para garantir a entrega) antes de emitir a carta de crédito ... o vendedor deposita o “performance bond”, a carta de credito não chega e o “performance bond” depositado é utilizado de forma indevida ou como garantia para outras vigarices do suposto comprador. Existem, em fim, as verdadeiras fraudes descaradas, com cartas de crédito falsas (mas aparentemente perfeitas) entregues ao vendedor para que este liberte a mercadoria, que logo de seguida desaparece.

Neste ultimo caso o vendedor chora no acto do saque da carta de crédito.

O conselho, se realmente quiserem entrar neste tipo de negócios, é de verificar pessoalmente e de forma independente cada palavra, informação, referência e documento apresentado pelas partes. Se houver discrepâncias sem uma valida justificação, abortem o negócio imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário